Integrante da campanha Renovar Nosso Mundo cria canal para falar sobre ecoteologia
Integrante da campanha Renovar Nosso Mundo cria canal para falar sobre ecoteologia
width="380"
height="228" />Apesar de vermos o discurso negacionista da crise ambiental e climática ganhar
cada vez mais espaço, principalmente na internet, o consenso científico a
respeito do assunto já é um fato há alguns anos. Há dados científicos robustos
que comprovam as alterações climáticas e os resultados, infelizmente, estão cada
vez mais escancarados, afetando milhares de pessoas, sobretudo, em lugares
pobres. A fim de abordar o tema a partir de perspectiva cristã bíblica, o
pernambucano Josias Vieira lança no Youtube, nesta quarta-feira, 15/01, o canal
Ecoteologia Decolonial. Vieira é integrante da campanha Renovar Nosso Mundo, estudante de Teologia,
pastoreia o Grupo de Estudos Bíblicos Nós na Criação e membro da Igreja Batista
em Coqueiral, Recife, Pernambuco. De acordo com ele, o objetivo do canal é
colaborar para o diálogo ecoteológico, bem como promover aproximações com outras
manifestações religiosas a respeito da relação com a “casa comum”. Vieira também
entende a iniciativa como uma função profética para denunciar o que tem sido
feito de errado com a criação de Deus. Em um bate-papo, Josias contou sobre como
começou o seu interesse no assunto e deu mais detalhes sobre a abordagem do
canal. Confira.
Como se deu sua aproximação e preocupação com o tema do cuidado da criação ou
da ecoteologia?
Josias Vieira – Desde muito jovem, eu já era muito inclinado às
questões da natureza. Lembro que a Eco92 me encantou muito, pois eu via ali uma
possibilidade de ser um "cientista" e viver perto da floresta, com os animais.
Depois fui descobrir que o nome desse cientista é biólogo. Mas a vida me levou
para outros caminhos. Recebi o meu chamado pastoral na adolescência, mas ainda
não fazia ideia de que seria tão intenso com a criação. No início da formação
teológica também se iniciava o Projeto Rio Limpo, Cidade Saudável, em Recife,
Pernambuco; e nele a necessidade de pastorear jovens na descoberta da relação de
nossa fé com o meio ambiente. No início, eu achava que era a teologia da
criação, mas logo descobri que, buscando uma relação com todo o ecossistema,
entendendo o ser humano como parte dele e não como sujeito principal, fazendo
essa leitura a partir dos povos indígenas e quilombolas, me encontro na
ecoteologia. Não me vejo na reflexão do cuidado com a criação, porque, desse
modo, estaria me colocando em um patamar, como de quem cuida, e a criação
estaria em outro, necessitando dos meus cuidados; eu estaria dicotomizando o que
é único – na realidade, nós coexistimos juntos, eu e a criação.
Qual o objetivo do canal Ecoteologia Decolonial? E o que você espera alcançar
com ele?
