Delicadeza e potência de vida, a natureza me ensina
Por Tania Medeiros WutzkiEm julho, trouxe para casa um vaso de lavanda que ficou na sacada do apartamento junto com outras plantas que ocupam o pequeno espaço. Temos suculentas, cactos,
Por Tania Medeiros WutzkiEm julho, trouxe para casa um vaso de lavanda que ficou na sacada do apartamento junto com outras plantas que ocupam o pequeno espaço. Temos suculentas, cactos,
Tania Medeiros Wutzki, Campinas, São Paulo.
Por Wilma Rodrigues
Era uma quinta-feira, 27 de agosto de 2020. Vinha dirigindo apressada, em
direção ao bairro Petrópolis, onde moram três dos meus seis irmãos. Seguia em
direção da casa da minha irmã, ao esperar para fazer a conversão, em direção a
casa dela, me queixava por causa do trânsito intenso e dos motoristas que não
davam a vez para eu passar. Quando entrei na rua pretendida, o carro andou uns
100 metros e me deparei com um imenso pé de arvore, todo florido de rosa, fiquei
encantada com tanta beleza. Sorri ao passar por ele, tive vontade de jogar um
beijo, mas me contive. Mas meio sem querer, exclamei a frase: “Seu lindo!”.
Segui meu caminho muito mais feliz. A ansiedade passou e pude sentir o cuidado
de Deus, que nos dá esses mimos, numa profusão de cores e beleza. A árvore não
me saiu da cabeça, pedi ao meu irmão, que mora próximo a pracinha, ponto final
da linha 610, para tirar umas fotos e mandar para mim. Ele surpreso quis saber o
nome da arvore de tão belas flores, descobrimos que se chama Ipê. E iguais a
ela, há varias em alguns canteiros de Manaus, Amazonas, todos nessa exuberante
floração. Alguém pode até achar que ficamos deslumbrados com essa criação, mas é
que moramos na Amazônia e aqui não temos primavera, temos apenas duas estações:
“quente e muito quente”. Coisas do criador!
Wilma Rodrigues da Silva Ribeiro, Manaus, Amazonas.
Experiências de Jardim é um selo de iniciativa da
Editora Ultimato, em parceria com o movimento Renovar Nosso Mundo. Podem ser textos ou imagens
que nascem a partir da observação e da contemplação da criação de Deus, quando
nossos olhos e ouvidos se deparam com os “ecos de Deus”, conforme lemos nos
últimos versículos do capítulo 26 do livro de Jó:
“Com seu sopro [Deus] deu beleza aos céus [..] Essas são apenas bordas do seu caminho, e dele só percebemos um frágil eco. Quem poderia compreender o estrondo do seu poder?” (Bíblia Pastoral, Paulus).O selo “Experiências de Jardim” quer dar destaque àqueles momentos em que somos tomados por deslumbramento diante da criação e por um enorme sentimento de gratidão e louvor a Deus. Davi, autor do Salmo 19 escreve impactado por suas próprias “experiências de jardim” e convida seus leitores para que não permaneçam alheios ao espetáculo do Artista-Mor: em todos os lugares o amanhecer e o anoitecer se revezam chamando “Venham e adorem”.